Monday, December 11, 2006

MERCEDES-BENZ E63 AMG

Um Merc de rodas grandes

A Mercedes-Benz, para mim, sempre foi sinónimo de automóveis para idosos com reformas chorudas e muito tempo livre, tenho de admitir. Cada vez que um Mercedes passava na estrada eu pensava: "lá vai mais um velhote que não tem mais nada que fazer aos euros da sua reforma. Mas porque é que não compram um qualquer Renault ou Opel que lhes saía muito mais barato?". Será mesmo assim? Fui investigar....


Olhem bem para qualquer uma das fotos e digam-me o que vos parece. Mais um Mercedes? Talvez. Cheguem-se mais perto e reparem na sigla AMG em letras discretas na traseira. Humm...para qualquer pessoa menos informada seria talvez mais uma das milhões de siglas que se encontram por esse mundo fora tipo GLS, TDI, GTI, CDTI...são imensas. Mas AMG... parece diferente. E é. AMG é parceira da Mercedes há quase 40 anos, e prepara os carros da mesma, pegando no tradicional Mercedes e levando-o mais além. Sinónimo de performance, dinâmica e exclusividade segundo o site, vamos ver até que ponto este E63 AMG me fascina.
















Em primeiro lugar, foi criado para competir com o M5 da BMW, que havia ultrapassado o E55, o que significa que deverá ter caracteristicas semelhantes. E tem. Caixa de sete velocidades automática, 512 cavalos debitados pelo V8 de 6.2l montado à mão pela própria AMG que gera um binário de 630 Nm (Newtons por metro). O motor acaba por ser maior do que o do M5 e de ter um binário bem maior no entanto, acaba de debitar apenas mais 10 cavalos.


Em termos de versatilidade e olhando para o interior, é óbvio que o Mercedes é bem mais requintado e que conforto e comodidade é com ele, como sempre foi característico da Mercedes. Possui um interior de luxo, com espaço mais do que suficiente para transportar a família. De série trás volante em pele, tapetes à frente, atrás e na mala, filtros de partículas em todas as entradas de ar para o habitáculo, quatro zonas climáticas independentes, pedais em aço inox, sistema de som Harman/Kardon com subwoofer, antena de telefone, etc. Será por ventura uma das berlinas mais luxuosas do mercado.




Mas é no exterior que o caso muda de figura...
Aquela grelha frontal parece retirada de um camião...será que nunca olharam para o SLR? Eu não vejo lá nenhuma grelha daquele tamanho e tão pronunciada! É uma questão de gosto, eu sei, mas eu não gosto. Dá um ar antiquado ao carro. Fá-lo parecer do século passado. Já o M5 tem aquele ar desportivo, jovem e agressivo de carro moderno. O Mercedes por fora é monótono, sem vida. A única coisa que escapa são as jantes de 18" com pneus a condizer, as barras laterais que atravessam as portas, o pequeno aileron por cima da mala e as duas ponteiras de escape.


Pode ter uma motor ligeiramente superior ao do M5 e um interior do mais requintado que existe, mas o exterior deste Mercedes continua a deixar muito a desejar. E se tiver um preço semelhante ao do M5, não vejo razão para largar aquele look desportivo. Talvez daqui a uns 30 anos mude de opinião...

Classificação

Design:



Motor:



Preço:



Final



Specs

0-100 Km/h
4.3s

V. Máx
250 Km/h (Com limitador)

Motor
6.2l NA V8 514cv @6800rpm 6200cc

Peso
1850Kg

Redline
Não divulgada

Binário
630nm @5200rpm

Tracção
Traseira - RWD

Jantes
18"

Pneus
(Frente - 245/40/R18)
(Trás - 265/35/ R18)

PREÇO: a partir de €160000