A Honda vai apostar também nas energias alternativas com o lançamento de um novo FCX, a gama verde da marca. Este FCX é movido por células de combustível (Hidrogénio) e a marca afirma que é capaz de uma eficiência na ordem dos 60%, cerca de 3 vezes mais do que um carro a gasolina, duas vezes mais do que um híbrido e 10% melhor do que o actual FCX.
To meet Honda's objectives for significant gains in both environmental and driving performance, the FCX Concept is equipped with a V Flow fuel cell platform. In previous fuel cell stacks the hydrogen and the water formed in electricity generation flowed horizontally, this vehicle features a vertical-flow design. This allows gravity to assist in discharging the water that is produced, resulting in a major improvement in water drainage - key to high-efficiency fuel stack performance - and achieving a higher output from a smaller package.Parece que alteraram a forma de funcionamento das células de combustível de modo a garantir maior eficiência no processo de obtenção de energia, como explicado no parágrafo anterior. Também as células em si serão 20 a 30% mais leves, enquanto produzem mais 19 cavalos de potência, diminuindo o peso e volume total do motor em 180Kg e 40% respectivamente. A auxiliar o motor teremos uma bateria de lítio de grande eficiência, que serve para garantir um maior fluxo de energia. Com isto teremos cerca de 134 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 160Km/h, bastante bom para um veículo desta natureza, mas o que mais me surpreende é a autonomia de 570Km, bastante acima da média e 30% superior ao actual FCX. E reparem como a nova tecnologia denominada V-Flow permite a criação de um carro mais baixo e em que os passageiros vão mais perto do chão, coisa que seria muito difícil de atingir com sistemas da concorrência que metem coisas e mais coisas por baixo dos passageiros, fazendo parecer que vamos sempre numa carrinha mesmo que o carro seja um coupé de 3 portas. É o futuro, cada vez mais perto.
Mais Info @ Link Link