Saturday, May 26, 2007

JAGUAR XJ220S 1993

Em tempos, carro mais rápido do planeta Terra, hoje um supercarro por qualquer medida. Terá sido por ventura dos poucos carros de produção que surgiu de uma ocupação de tempo livre. Ora Jim Randle, engenheiro chefe da Jaguar pensou em criar algo de especial no Natal e quando contou o que pretendia aos seus colegas de trabalho, deixou-os motivados o suficiente para tentarem leva a ideia adiante. E levaram, mas em segredo total. Nem os patrões da Jaguar suspeitavam do que é que os seus engenheiros andavam a discutir pelos corredores da empresa, mas quando souberam...foi como se já estivesse feito! Puseram mãos à obra e em 1988, no Birmingham Motor Show, foi apresentado como concept oficial da marca. Era enorme, em parte porque tinha de acomodar parte dos componentes do carro de competição e ainda o enorme motor V12 da Jaguar (de que falarei mais à frente) montado em posição central.

Tamanho foi o sucesso na apresentação que as propostas de compra começaram a aparecer, havendo de imediato imensos compradores a quererem colocar as mãos em tal imponente máquina. Mas quando a Jaguar resolveu passar à produção propriamente dita, deparou-se com vários problemas práticos e teve de haver cedências. Uma delas foi mesmo o motor que passou do enorme V12 para um 3.5l V6 derivado do carro de competição. No entanto, era ainda assim um motor de topo, com dois turbos, quatro árvores de cames, injectores duplos e 4 válvulas por cilindro. Conjugados todos os factores, a potência ficou-se pelos 549 cavalos, mais 12cv do que produzia a primeira versão com o V12... A mudança de motor permitiu cortar no tamanho do carro em mais de 25cm o que não impediu que continuasse a ser um carro enorme, tendo sido mesmo considerado, na altura, o carro britânico mais largo de sempre, com 1,98m de largura. Era realmente enorme. Pena que o barulho característico do V12 perdeu-se e o do V6 que ficou era embaraçoso quando parado, apenas se fazendo ouvir em altas rotações quando os turbos entravam em acção. Tendo como principal alvo no mercado o F40 da Ferrari, o som até se podia perdoar se as performances compensassem e era nisso mesmo que a Jaguar apostava. Ao longe o som já não se nota e com a velocidade que este XJ220S alcançava, longe era onde o F40 ia ficar. 355Km/h de velocidade máxima era o topo nos anos 90, um sonho que apenas este Jaguar podia realizar e com apenas 1372Kg de peso, graças à sua estrutura em alumínio derivada da aviação e dos carros de competição do grupo C, chegava aos 100Km/h em apenas 3.9 segundos. O motor produzia ainda uns estrondosos 641Nm de binário o que em conjunto com a caixa manual de 5 velocidades permitia uns arranques a queimar pneu sem o mais pequeno esforço. Meio feio...mas uma grande máquina! =D
















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