Friday, May 25, 2007

BMW Z1 1988 - 1991

Ora cá está um BMW que eu não conhecia e acredito que não sou o único. Apenas 8000 unidades foram produzidas o que, apesar de não ser obviamente tão exclusivo como um Ferrari, o torna bastante único. Se olharmos com atenção, podemos ver algumas características que ainda hoje o tornam especial. A primeira coisa que salta à vista são as portas ou melhor, a falta delas. Mas elas estão lá, só que em vez de abrirem para fora ou para cima, descem ao premir de um botão, desaparecendo. E era até possível conduzir com as portas "abertas" o que era ideal para o Verão, se bem que assim o carro fica a parecer um daqueles carros de golf... No entanto foi o primeiro da gama Z, tendo sido o primeiro roadster da BMW e naquela altura era algo fora do comum. A capota era rígida e podia como é óbvio ser removida. Agora imaginem como deve ser difícil entrar no carro quando a capota lá está... O motor era um 6 cilindros em linha de 2.5l, que com apenas duas válvulas por cilindro e sem recorrer a qualquer turbo produzia 170 cavalos de potência e 222Nm de binário, nada de especial para o peso de 1290Kg mas que mesmo assim lhe dava prestações aceitáveis como os 7.9 segundos a chegar aos 100Km/h e a velocidade máxima de 225Km/h. Por fora é um puro sangue BMW, distinguível a km e bastante mais agradável do que, por exemplo, o Z3. Aquelas ópticas se fossem brancas não se perdia nada...
Se todos os Serie 1 fossem assim...
















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