Lembram-se do 3.0 CSi? Sim, já lá vão 36 anos, mas já em 1971 o seis cilindros em linha tinha 200 cavalos de potência e tornou-se um clássico. O que temos aqui hoje é o novo topo na série 3, sem contar com o M3 claro. O motor deste BMW é digno de um Série 5. E porquê? Porque é o resultado do cruzamento entre o motor do 330i e dois turbos e daí resultaram 306 cavalos de potência e 400 Nm de binário, disponível logo às 1400 rpm e até às 5000 rpm. Isto num 3.0l que tem 6 cilindros em linha, tal como o CSi. A marca decidiu que as vantagens dos 6 cilindros em linha (menor peso, menor consumo, menos emissões) compensam as vantagens do mais tradicional V8. Tudo isto dá-lhe performances assinaláveis: 0-100 Km/h em 5.5 segundos e velocidade máxima de 250 Km/h limitada electronicamente como sempre. A BMW afirma que apesar de ter menos 40 cavalos do que o actual M3, aquele que já saiu de produção, na vida real as performances serão bastante semelhantes entre os dois. E não me admiro nada. A BMW nunca foi muito fã de turbos em motores a gasolina e a prova disso é que apenas em dois carros fez uso deles e em nenhum nos últimos 20 anos. Argumentam dizendo que cortam a resposta ao acelerador e aumentam o consumo de combustível. Mas desta feita lá optaram pelo turbo e logo por dois. Mas dois pequenos e de baixa pressão que resultaram num carro que parece que não tem turbo, tamanha é a rapidez com que responde aos comandos do condutor. O motor não seria nada se não tivesse um chassis à altura e a BMW não desilude, com uma elevada rigidez e a oferecer ao condutor um comportamento muito bom se estivermos dispostos a suportar a rigidez da suspensão e dos pneus "run-flat" que vêm de origem, coisa habitual na marca, e com uma distribuição de peso (1525Kg) perfeita de 50-50 as emoções de condução certamente estarão em alta no momento de dar "aquela" curva. E claro que a tracção é traseira, como sempre na BMW. O design pode não ser o mais consensual mas o motor e a qualidade empregue na construção deste coupé, podem chegar para cativar muitos novos compradores.
"BMW's new 335i coupe is not class leading, It's in a class of it's own."No entanto a concorrência poderá vir da própria BMW com a chegada do 335d, que terá o mesmo motor do 535d mas um corpo bem mais leve. E terá todas as vantagens e desvantagens do diesel: consumos mais baixos (7.2L contra os 9.7L aos 100Km da versão a gasolina) e mais binário, demorando no entando mais 0.6 segundos a chegar aos 100 Km/h. Serão duas boas opções sem dúvida, dependendo dos gostos e dos gastos...o ideal para o a gasolina é aquele que usa o cartão da empresa...o diesel, para aqueles que têm de pagar do próprio bolso!
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