Thursday, March 29, 2007

Rally de Portugal 2007 (1º Dia - resultados)

Apesar de ter começado mal, as coisas lá se compuseram. Um despiste de Armindo Araújo ainda no Shakedown, provocou 5 feridos e mais uma vez nos fez lembrar o porquê de termos ficado sem rally (vejam o vídeo do acidente aqui). Aqui está a tabela dos tempos (com os 5 primeiros, para os restantes sigam o link) desta que foi a 1ª prova da edição deste ano do Rally de Portugal. Marcus Gronholm conseguiu o melhor tempo na Super Especial realizada no estádio do Algarve, conseguindo bater Loeb em duelo directo, correndo lado a lado com o piloto francês. Dani Sordo fez também um excelente tempo, garantindo o segundo lugar.

PILOTO Grupo TEMPO Km/h
MARCUS GRONHOLMA00:02:05.8 58.09
DANI SORDOA00:02:08.1 57.05
SÉBASTIEN LOEBA00:02:09.1 56.61
PETTER SOLBERGA00:02:09.1 56.61
HENNING SOLBERGA00:02:10.4 56.04

Fica aqui a notícia da Autohoje:
O piloto do Focus WRC foi o mais rápido na super-especial do Estádio Algarve, perante 20 mil espectadores, uma grande festa na abertura do Vodafone Rali de Portugal.

O finlandês estabeleceu a melhor marca em 2m05,8s no «duelo» com Sébastien Loeb, que ficou a 3,3 segundos nessa ocasião. Os melhores tempos pertencem, por esta ordem, a Grönholm, Dani Sordo, Sébastien Loeb, Petter Solberg, Henning Solberg, Mikko Hirvonen e Chris Atkinson.

O madeirense Vítor Sá acertou, por duas vezes, nas barreiras de cimento e provocou alguns estragos no seu carro. No final da sua prova, o madeirense disse: «nada de grave, o carro está bom e vai dar para prosseguir». Armindo Araújo fez 2m13,9s e disse, no final: «andei com cautelas, mas sobretudo a tentar ganhar o máximo de confiança para os três dias que aí vêm».

Também Andreas Mikkelsen acertou nas barreiras delimitadoras, provocando alguns danos no Ford Focus. Outro piloto em Ford Focus e em dificuldades foi Jari-Matti Latvala, que abalroou as barreiras logo no arranque da sua prova.

Cerca de vinte mil espectadores acompanham, ao vivo, esta primeira super-especial e aplaudiram de pé quando Gigi Galli saiu do carro e se colocou de pé, em cima do tejadilho, envergando uma camisola da selecção portuguesa de futebol.
Simplesmente espectacular para quem assistiu. Eu vi apenas pela TV e já foi demais, principalmente os carros do grupo B. Quando o Audi Quattro S1 (na imagem à esquerda) entrou no estádio o comentador disse: "este fala grosso", e ouviu-se aquele imenso som a ecoar pelo estádio. Cada vez que que o piloto carregava no acelerador, aquele ronco até os pilares do estádio fazia tremer! Um espectáculo! Também entraram em palco outras reliquias como o Lancia Delta S com mais de 500 cavalos, o Lancia Stratos de quase 300 e o, imaginem só, Ford Escort RS1800 (na imagem à direita) na sua máxima potência, 700 cavalos. Viram-se ainda um RS200, um Peugeot 205 T16, um Fiat 131 Abarth e um 124 Spider, todos muito bem estimados e a pedir que se dessem umas aceleradelas. No entanto, andaram mesmo em ritmo de passeio e apenas um ou outro piloto puxava por eles em uma ou outra ocasião, visto que os donos dos carros não deveriam achar muita piada se alguma coisa acontecesse a alguma destas preciosidades.

Restantes tempos @ Link
Lista de participantes @ Link
Vídeo do acidente @ Link