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Resultado de anos de desenvolvimento e de aperfeiçoamento, basta dizer que só os bancos levaram mais de um ano a criar! Mas fez toda a diferença o periodo de desenvolvimento que Pagani levou a passar para a prática tudo aquilo que tinha na cabeça. Foi criando Zondas até o carro estar como ele queria, quase como filhos resultantes da paixão do seu criador. É disso mesmo que se trata o Pagani Zonda, de paixão, de uma busca incessante de perfeição, que só com muita dedicação é atingível, e com muito esforço concretizavel.
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Após ter sido anunciado como Concept, levou ainda 7 anos a ser refinado e perfeitamente talhado para o público. E ao 7º ano, Horacio Pagani deu dois passos atrás, respirou fundo, e tudo estava bem... finalmente o período de maturação estaria terminado e a obra de arte dos seus sonhos materializada e perfeitamente concretizada. Este 3º modelo baptizou-o de Zonda F em memória do piloto de F1 Juan Manuel Fangio, campeão por 5 vezes do campeonato de F1 por 4 equipas completamente diferentes.
Mas chega de histórias e vamos ao que interessa! Que seria de um carro desta estirpe sem um motor à altura? E a Mercedes-Benz arranjou a solução perfeita com o seu ME120, um V12 de 7.3l super vitaminado pela AMG, em posição central como seria de esperar, que debita 602 cavalos às 6150 rpm e um binário de 760 Nm às 4000 rpm. Claro que tudo isto não valeria de nada se o carro pesasse mais do que um cachalote, o que não é o caso! Com um chassis em fibra de carbono, pesa cerca de 1230 Kg, o que lhe dá uma relação peso potência de 489 cavalos por tonelada! Só com este valor já dá para adivinhar as performances deste Zonda...não? Então vejamos: 0-100 Km/h em 3.6 segundos e velocidade
máxima de 345 Km/h. Mais do que suficiente não acham? E se forem a 200 Km/h e resolverem parar? Bem, com os travões ventilados Brembo demorariam uns fantásticos 4.4 segundos!
Toda a potência do motor é passada às rodas traseiras (RWD) por um sistema de embraiagem de dois pratos e pela caixa de 6 velocidades. As jantes são de uma liga de alumínio e magnésio, de 19" à frente e 20" atrás e os pneus 255/35 à frente e 335/30 atrás.
E comportamento? Como segurar que um carro tão leve se segure à estrada a 300 Km/h? Bem, segundo o site da marca o carro com a sua distribuição de peso 46 - 54 (frente - trás), gera cerca de 600 Kg de downforce a essa mesma velocidade (270 Kg à frente e 330 Kg atrás) o que o deve manter colado à estrada. E para ajudar ainda mais temos a suspensão independente às quatro rodas completamente ajustável pelo dono do carro. Convém é não inventar muito, ou arriscam-se a estragar tudo...
Por fora a qualidade e o cuidado na construção deste carro são evidentes, mas o que mais sobressai são as quatro saídas de escape em titânio no circulo central. Realmente imponentes. Todo o corpo respira aerodinâmica, com enormes entradas e saídas de ar por todo o lado. Por dentro é a loucura completa. Botões e manómetros para controlar tudo o que se passa com a preciosidade, não vá alguma coisa de má acontecer e não se dar conta.
Em suma, um carro de sonho, do mais exclusivo que pode haver.
E só para terminar...vejam os vídeos e digam-me se o som do motor não é brutal...
Design:
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Motor:
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Sonoridade:
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Preço: (£440000 (+/- €670000) - Lá fora porque se viesse para Portugal...nem quero pensar...)
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Final:
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Após ter sido anunciado como Concept, levou ainda 7 anos a ser refinado e perfeitamente talhado para o público. E ao 7º ano, Horacio Pagani deu dois passos atrás, respirou fundo, e tudo estava bem... finalmente o período de maturação estaria terminado e a obra de arte dos seus sonhos materializada e perfeitamente concretizada. Este 3º modelo baptizou-o de Zonda F em memória do piloto de F1 Juan Manuel Fangio, campeão por 5 vezes do campeonato de F1 por 4 equipas completamente diferentes.
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Toda a potência do motor é passada às rodas traseiras (RWD) por um sistema de embraiagem de dois pratos e pela caixa de 6 velocidades. As jantes são de uma liga de alumínio e magnésio, de 19" à frente e 20" atrás e os pneus 255/35 à frente e 335/30 atrás.
E comportamento? Como segurar que um carro tão leve se segure à estrada a 300 Km/h? Bem, segundo o site da marca o carro com a sua distribuição de peso 46 - 54 (frente - trás), gera cerca de 600 Kg de downforce a essa mesma velocidade (270 Kg à frente e 330 Kg atrás) o que o deve manter colado à estrada. E para ajudar ainda mais temos a suspensão independente às quatro rodas completamente ajustável pelo dono do carro. Convém é não inventar muito, ou arriscam-se a estragar tudo...
Por fora a qualidade e o cuidado na construção deste carro são evidentes, mas o que mais sobressai são as quatro saídas de escape em titânio no circulo central. Realmente imponentes. Todo o corpo respira aerodinâmica, com enormes entradas e saídas de ar por todo o lado. Por dentro é a loucura completa. Botões e manómetros para controlar tudo o que se passa com a preciosidade, não vá alguma coisa de má acontecer e não se dar conta.
Em suma, um carro de sonho, do mais exclusivo que pode haver.
E só para terminar...vejam os vídeos e digam-me se o som do motor não é brutal...
Design:
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Motor:
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Sonoridade:
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Preço: (£440000 (+/- €670000) - Lá fora porque se viesse para Portugal...nem quero pensar...)
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Final:
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