Friday, January 12, 2007

ACURA RDX

Senhor Turbo

Muito, muito lindo este Acura. Com um motor V6 Turbo de 2.3l que desenvolve 230 cavalos, pode não ser tão potente como um X5, mas um i-VTEC, é um i-VTEC...e neste caso tem algumas particularidades interessantes. Vejamos.
O problema dos Turbos normais é o tempo que demoram a fazer efeito. Por exemplo, um turbo pequeno tem uma hélice propulsora pequena, que funciona melhor a baixas rotações pois é necessário menos fluxo de ar para a fazer rodar. No entanto a altas rotações o seu efeito perde-se já que o fluxo de ar movido por uma hélice pequena é diminuto.

Com um turbo grande passa-se exactamente o contrário. Como usa um hélice maior, é necessário maior fluxo de ar para a mover, o que causa um atraso no "arranque" da mesma, e torna estes turbos úteis apenas a altas rotações. Até aqui tem-se optado por instalar dois turbos de capacidades diferentes capazes de responder na maior gama de rpm possível. Mas isso acaba por se tornar dispendioso e pouco prático em carros mais pequenos. E é aqui que entra o sistema da Honda (Variable Flow Design). Muito simples! Os gases de escape que saem do motor são usados para fazer rodar uma turbina que por sua vez está ligada a outra que puxa ar para dentro do motor. Até aqui tudo normal. Só que à entrada do ar para o turbo (na parte dos gases de escape), a Honda colocou uma válvula que abre ou fecha um canal secundário por onde o ar pode passar para a hélice do turbo. Ao controlar a abertura ou fecho deste canal, pode aumentar ou diminuir o fluxo de ar que entra no motor e que faz rodar a tal hélice do turbo. Ora isto permite usar uma hélice de tamanho médio que faz a vez de uma grande e uma pequena.
















  1. A baixas rotações, o fluxo de gases de escape que sai do motor é diminuto, logo a válvula fecha o segundo canal e canaliza todo o ar só por um canal, aumentado a velocidade do ar que faz rodar a hélice, mantendo elevado o fluxo de ar a entrar no motor, dando-lhe alta capacidade de resposta em baixos regimes.
  2. A altas rotações o fluxo de ar que sai do motor é muito maior e a válvula abre o segundo canal, mantendo a hélice a rodar depressa, garantindo que mais ar entra no motor, aumentando a combustão de ar e combustível, e dando uma boa resposta a altas rotações.