Friday, December 1, 2006

BMW M5 (E60)

Os BMW M (Motorsport) foram carros originalmente criados para competição. Mas após o seu sucesso nos anos 60-70 em pista, a BMW resolveu aplicar essa fórmula para criar carros super-vitaminados, que pessoas ditas “comuns” pudessem usar no seu dia-a-dia. O 1º modelo desta conhecida série, foi o M1, revelado em 1978 no Paris Motor Show. Depois dele seguiram-se vários outros: M3, M5 e, mais recentemente, M6, M Coupe e M Roadster. Aqui irei apenas escrever sobre o que mais chama a minha atenção e aquele que, em minha opinião, é um dos mais conseguidos não só em termos estéticos mas também ao nível da funcionalidade, o M5. Se não vejamos. O M1, M3, M Coupe e M Roadster são carros claramente desportivos, sem grandes luxos no que ao conforto diz respeito e inutilizáveis para quem tenha uma família. E para além disso o motor deixa algo a desejar quando comparado com o do mais recente M5. Quanto ao M6, já é uma questão de gosto pessoal, já que é em tudo igual ao M5 (motor, grande parte do interior e componentes electrónicos), excepto no design exterior.

Mas vamos ao que interessa.

Um pouco de história...
Na foto em cima podem ver todos os BMW M baseados na série 5 lançados até hoje.
Da direita para a esquerda temos: E28, E34, E39 e E60.
A versão europeia do E28 apresentada em 1984 no Amsterdam Motor Show tinha já 286 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 245 Km/h. Claro que o motor foi evoluindo, e hoje o E60 faz-se acompanhar com um V10 com 507 cavalos e uma velocidade máxima de mais de 330 Km/h.

Motor este que dominou por completo os prémios Motor Internacional do Ano 2005, ao arrecadar as categorias: “Best New Engine”, “Best Performance Engine” e “Best Engine Above 4.0 Liter”. Bateu, por exemplo, o F430 da Ferrari com o seu V8 de 4.3l...

E este motor é realmente uma brilhante peça de engenharia. Com os seus 5l, 4 válvulas por cilindro e uns ultra-leves 260 kg, consegue levar os 1800 Kg que pesa todo o carro dos 0 aos 100 Km/h em apenas 4.2s! É uma montra tecnológica, trazida do carro F1 da BMW WilliamsF1 team com o qual partilha o V10, para além de muitas outra tecnologias que dariam para encher aqui várias páginas (num post futuro).
E tudo isto num automovel com espaço e conforto para transportar toda a familia! Fantástico. E para aqueles passeios ao Domingo com a familia, em que toda a potência não seja necessária, temos um botão mágico que limita a potência do motor a 400 cavalos, que ainda assim é suficiente para deixar para trás (quase) qualquer outro carro que se interponha no vosso caminho.
Mas nem só de motor vive o M5. Todo o poder deste colosso é transmitido às rodas traseiras por uma nova caixa sequencial de 7 velocidades optimizada para mudanças em fracções de segundo. Possui uma suspensão ajustável com o premir de um botão, à situação desejada e vários sistemas electrónicos de assistência ao condutor.
O Chassis é o clássico da série 5, bastante mais arredondado, elegante e aerodinâmico do que nas versões antigas, com linhas mais agressivas, mas sem perder o cariz e a aparência de um BMW.

Classificação

Design:



Motor:



Preço:



Final



Specs

0-100 Km/h
4.2s

V. Máx
330 Km/h (Sem limitador)

Motor
5l NA V10 507c Posição longitudinal frontal

Peso
1800Kg
(Frente - 50%)
(Trás - 50%)

Redline
8250rpm

Binário
520nm @6100rpm

Tracção
Traseira - RWD

Jantes
19"

Pneus
(Frente - 255/40/ZR 19)
(Trás - 285/35/ ZR 19)

PREÇO: €140000